Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
Abertas Inscrições para CONANE 2015
23 de abril de 2019

Estão abertas as inscrições das 600 vagas disponíveis para CONANE 2015 (conane.pro.br). Uma conferência nacional organizada por educadores, para educadores. A primeira Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, em 2013, reuniu mais de 30 experiências que já proporcionam as suas crianças uma educação viva, democrática e libertadora. Que enxerga a criança de modo integral, com suas questões cognitivas, emocionais e sociais completamente associadas.

A estas experiências se misturam escolas públicas e privadas, associações, organizações do terceiro setor, diferentes projetos que não educam suas crianças a todo tempo em salas de aula, enfileiradas, aplicando provas e notas. São experiências educativas que enxergam a importância de construir o conhecimento teórico vinculado a prática de modo a permitir que a criança desenvolva sua autonomia sendo ela mesma sujeito ativo dentro do seu processo educativo.

Entrevistamos Sonia Goulart, uma das principais responsáveis pela idealização e realização da CONANE:

Portal do Educador: Sonia, poderia nos contar um pouco sobre o seu percurso como educadora?

Sonia Goulart: Eu sempre busquei outros educadores que tivessem uma visão diferente da educação que está posta para o ser humano como uma obrigação, pesada e chata, e não como um processo vivo que me encanta desde que decidi me tornar uma educadora.

Todas as vezes que encontrei pessoas que também pensam assim, eu senti, nelas e em mim, uma alegria genuína de saber que não estávamos sós nas práticas e buscas. Isso me levou à criação da CONANE, um espaço de encontros e partilhas, de descobertas de pessoas, projetos, sonhos coletivos. A CONANE chegou em um momento em que, como educadora, eu precisava renovar minhas esperanças. E ela cumpriu esse propósito com plenitude – todas aquelas pessoas, escolas, movimentos, com sonhos parecidos com os meus, todas aquelas práticas, palavras, experiências que mostraram tanto do que eu acredito. Tudo isso me emocionou, iluminou e me fortaleceu como educadora.

Portal do Educador: Qual sua expectativa em relação a CONANE 2015?

Sonia Goulart:  Que novamente ela seja um espaço de convivência amorosa, coletiva, de descobertas, conversas, formação de parcerias, compartilhamento de práticas e sonhos, e que tudo isso somado fortaleça essa nossa rede de educadores, aqui no Brasil, e agora iniciando a partilha com educadores latino-americanos. Que nossa rede reconheça sua força em todas as frentes – na formação do educador que deseja uma nova educação, mas não sabe bem como chegar a ela, na relação com o poder público, na valorização do educador e seu papel fundamental na criação de um mundo mais justo, nas questões políticas, na visão de mundo que desejamos levar às crianças. Fortalecer nossa rede de educadores é o meu propósito e minha principal expectativa para nosso encontro em 2015.

Sonia Goulart estará na CONANE em Heliópolis, nos dias 05,06 e 07 de Setembro. Abaixo link para o Evento:

 https://www.facebook.com/events/539505979525389/

Paulo Freire já dizia que “A educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo.” A revolução já começou na educação, revolucione-se!

 

Leia mais sobre o assunto:

https://www.portaldoeducador.org/educadores/detalhe/denis-plapler/conane-2015-bairro-educador-de-heliopolis-recebe-a-segunda-conferencia-nacional-de-alternativas-para-uma-nova-educacao

Estão abertas as inscrições para 600 vagas disponíveis para CONANE 2015 (conane.pro.br). Uma conferência nacional organizada por professores, para professores. A primeira Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação, em 2013, reuniu mais de

Artigos Relacionados

Aislan Munin
Pai da Liz. Membro cooperado do Portal da Educadora, Estudou Ciências Sociais na PUCSP e FESPSP, autodidata em Sistemas Web, uniu as duas áreas trabalhando como sócio-educador lecionando Introdução a Informática.