Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
Após novo decreto da presidenta Dilma, Bullying passa a ser combatido pela lei
23 de abril de 2019

Após o novo decreto da presidenta o já polêmico Bullying passa a ser combatido com força de lei no Brasil. A presidenta Dilma Rousseff sancionou uma nova lei que entrará em vigor com intuito de combater o tão famoso Bullying, estabelecendo inclusive regras para definir casos na internet. Esta iniciativa faz parte do Programa de Combate à Intimidação Sistemática, termo criado para nomear o fenômeno na língua portuguesa.

A lei número 13.185 passa a considerar Bullying todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

A nova lei também vale para as relações virtuais, segundo o site do próprio governo federal:

 “a nova lei considera que há “intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial”[1]

O novo programa pretende capacitar os docentes pedagogicamente para isto e espera que a instituição trabalhe com medidas preventivas e de conscientização.

 

 


[1] fonte:  http://www.brasil.gov.br/governo/2015/11/presidenta-dilma-sanciona-lei-de-combate-ao-bullying

 

Após o novo decreto da presidenta o já polêmico Bullying passa a ser combatido com força de lei no Brasil. A presidenta Dilma Rousseff sancionou uma nova lei que entrará em vigor com intuito de combater o tão famoso Bullying, estabelecendo inclusive regra

Artigos Relacionados

Quem viver verá

Quem viver verá

É sempre muito difícil perceber uma revolução, enquanto ela acontece. Apenas ao passar dos anos,...

ler mais
Aislan Munin
Pai da Liz. Membro cooperado do Portal da Educadora, Estudou Ciências Sociais na PUCSP e FESPSP, autodidata em Sistemas Web, uniu as duas áreas trabalhando como sócio-educador lecionando Introdução a Informática.