Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Escola Para Quê? Para Quem?

Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações.Dalai Lama Eu sempre fui professor de Ensino Médio nestes 31  anos de magistério e, por isso mesmo, nunca tive muito contato com professoras da Educação Infantil, para além das festas escolares e confraternizações da escola. Um dia, na sala dos professores, me peguei prestando […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

Reflexões sobre educação e conhecimentos: a escola como um espaço de crítica e produção cultural

O mundo como um arco íris de culturas, para além do colonialismo epistêmico  O mundo, para Boaventura Sousa Santos pode ser definido como um “arco-íris de culturas” (SANTOS, 1995). Se partimos dessa metáfora para uma arriscada analogia, podemos dizer que seria importante que pudéssemos reconhecer essas cores do arco-íris. O fato é que há muitos […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

A gestão dos resíduos na escola, uma experiência no Pantanal

Chegando e conhecendo a realidade  Estava muito animada com a minha ida para a Escola Jatobazinho no meio do Pantanal em área de preservação ambiental (APA). Saí de São Paulo, Viracopos/SP para Corumbá/MS após o almoço, e depois mais 2h de lancha pelo rio Paraguai até a escola. Era março de 2019 tempo quente e […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA PARA PESSOAS COM (DE)EFICIÊNCIA

A meta do Todos na Diferença é tornar visíveis aqueles seres humanos que a História e nossa cultura ocidental tentaram (e ainda tentam) tornar invisíveis. Quando propus a realização da Oficina da Palavra e da Escrita Criativa “Todos na Diferença”, em 2015, no Instituto Casa do Todos e no Núcleo Morungaba: “Corpo, Arte e Convivência”, dois […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

Cláudio Moraes e palhaçaria como possibilidade pedagógica

Professor de Pedagogia no Ensino Superior, Claudio Moraes começou em 1998 como monitor, recebendo turmas do Ensino Médio no Projeto UnB Tour, depois se tornou professor auxiliar na Escola Vivendo & Aprendendo, ficando lá até 2003. Atuou em diferentes escolas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e, em 2019 entrou na Escola Casa de Ismael, […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

Cuidar de quem cuida: Quem educa os filhos das professoras obrigadas a permanecer nas telas?

Como as filhas e filhos das professoras e professores estão passando por este momento de reclusão e quarentena? Não nos impressiona mais que ninguém tenha parado para pensar nos filhos daquelas que mais se dedicam e se preocupam com as nossas crianças, as professoras e professores. Nesse momento de incertezas, estresses e preocupações vemos cada […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

Como professoras e professores avaliam a possibilidade de reabertura das escolas

No Brasil, segundo o IBGE, 36,8 milhões de pessoas com idade entre 06 e 29 anos tiveram acesso às escolas e universidades remotamente, totalizando 80% dos alunos. Porém, somente no mês de agosto, 7,6 milhões de estudantes não tiveram acesso às aulas online por falta de recursos como internet, celulares, tablets e computadores. Uma pequena […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

Desescolarizar a educação, desmedicalizar a infância, descolonizar a América Latina

Da escolástica medieval as escolas industriais modernas filhas do Iluminismo, a escola foi uma instituição que se ressignificou no Brasil e no mundo nos últimos séculos. A escola pública brasileira passou de instrumento de conversão, catequização, tortura e violência, para o lugar a ser pensado como possibilidade justamente para receber as crianças e suas infâncias.  […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »

Pensar a avaliação matemática na educação básica: reflexões e análises

Avaliação é sinônimo de desconforto, às vezes de desespero, principalmente com relação a matemática dentro das escolas: “Na verdade, a avaliação é externa e interna, ao mesmo tempo, numa tensão dialética entre o que pensamos que somos e o que pensamos que devemos ser. Por isso mesmo, é tão conflituosa, tão complexa e tão impenetrável: […]

Conteúdo restrito a assinantes do Portal da Educadora. Conheça a Assinatura Mensal ou faça log in

Ler Mais »