Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
Carta Para a Presidenta DILMA – Não exclusão da Sociologia e Filosofia do Ensino Médio
23 de abril de 2019

Prezada Presidenta, 

Sou Presidente da Federação Nacional dos Sociólogos – FNS e, recentemente por conta de uma declaração de Vossa Excelência no Jornal Bom dia Brasil da TV Globo, as categorias dos Sociólogos e Professores de Sociologia/Ciências Sociais entraram em desespero. A referida declaração indicava indiretamente para a exclusão das disciplinas de sociologia e filosofia do currículo das escolas de sociologia e filosofia do Ensino Médio espalhadas pelo país. Com efeito a Lei 11.684/2008 que reintroduz, após cerca de 40 anos, a Sociologia e Filosofia no Ensino Médio é fruto de uma luta árdua das entidades sindicais, científicas e um clamor da sociedade por matérias que reflitam o cotidiano do cidadão e o exercício da cidadania. Com efeito, especialmente sociologia/ciências sociais, visa a uma formação que privilegia a construção da cidadania a despeito da atual formação instrumental, utilitarista e individualista que apregoa única e exclusivamente o sucesso individual. Vale salientar que os conhecimentos e métodos da sociologia/ciências sociais servem para obter um diagnóstico eficiente nas pesquisas sociais e de opinião. Como fruto do não reconhecimento do profissional de sociologia/ciências sociais, vimos Institutos de Pesquisas burlando e/ou apresentando falhas na apresentação das pesquisas eleitorais. Sem contar, a necessidade de qualificar os trabalhos técnicos do próprio governo como foi o caso da PNAD do IBGE e pesquisas do IPEA. 

Desta forma, solicitamos especial atenção de Vossa Excelência no que diz respeito a manter e estender as matérias/disciplinas em questão para fomentar a formação cidadã do trabalhador brasileiro com as questões que envolvem: bullying, sexismo, igualdade racial, meio ambiente/sustentabilidade e outas.

Sem mais,

Obrigado pela atenção.

Ricardo Antunes de Abreu – Presidente da Federação Nacional dos Sociólogos – FNS (Mandato 2011-2014)

 

ABREU, Ricardo Antunes de. Carta aberta à Presidenta Dilma sobre a Sociologia no Ensino Médio. InBlog Café com Sociologia. O Ensino de Sociologia. 24 out. 2014

Artigos Relacionados

Quem viver verá

Quem viver verá

É sempre muito difícil perceber uma revolução, enquanto ela acontece. Apenas ao passar dos anos,...

ler mais
Aislan Munin
Pai da Liz. Membro cooperado do Portal da Educadora, Estudou Ciências Sociais na PUCSP e FESPSP, autodidata em Sistemas Web, uniu as duas áreas trabalhando como sócio-educador lecionando Introdução a Informática.