Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
Não é dislexia, com a palavra as crianças
11 de março de 2020

Queridos adultos,

Lembrem-se de que enquanto o pensamento dos adultos marcha, o pensamento das crianças dança, ao som de canções muitas vezes já surdas aos adultos. Se vocês já aprenderam a ler e a escrever, nós ainda estamos começando, chegamos ao mundo há pouco tempo e para que possamos aprender esta linguagem precisamos de oportunidades para explorar esse mundo letrado.

Sabemos que nossos textos podem parecer incompreensíveis para vocês, mas não se enganem, eles estão repletos de significados e expressões daquilo que sentimos e pensamos, na forma como conseguimos colocar no papel na nossa idade.

Aprender a ler e a escrever é uma tarefa para a vida toda, não escrevemos errado, estamos aprendendo, isto não significa que escreveremos assim para sempre, ou que temos algum tipo transtorno, ou dificuldade de aprendizagem, tenham paciência, por favor, faz parte de um processo.

Sabemos que cometemos muitos erros, de ortografia, de gramática, de concordância, de pontuação, sabemos que é difícil entender a nossa letra. Entretanto, se nos escutarem verdadeiramente, se prestarem atenção em nós, poderemos contar aquilo que estamos nos esforçando em dizer quando escrevemos, poderemos contar a vocês o significado de cada palavrinha, de cada uma de nossas histórias, todas elas são recheadas de importantes significados.

Acreditamos que ler e escrever pode ser algo muito divertido, assim como pode se tornar uma tarefa insuportável, portanto não nos obriguem a realizar aquelas atividades chatas, repetitivas e irritantes, elas nada dizem para nós e a nosso respeito, apenas desgastam nossa relação com a leitura e a escrita. Deixem-nos desenhar as letras e brincar com as palavras para que possamos aprender gradativamente a ler e a escrever em harmonia com nossa natureza em nosso próprio tempo.

Nós garantimos que ficarão surpresos se nos permitirem escrever de forma espontânea aquilo que temos vontade, do nosso próprio jeito.

Nunca se esqueçam, aprender a ler e a escrever é um direito de todas nós crianças, precisamos da ajuda de vocês para que todas nós tenhamos garantido este direito.  

Artigos Relacionados

Denis Plapler
Sociólogo pela PUC, SP, Mestre em Filosofia da Educação pela FE USP, Presidente da Associação Janusz Korczak Brasil.