A Expedição MundoMaker percorre diferentes comunidades pelo Brasil com objetivo de inspirar educadores e jovens a refletir sobre suas ações através da participação em oficinas baseadas na filosofia de aprendizagem criativa e no uso de tecnologias digitais, passa por 13 cidades em 8 diferentes estados do Brasil, capacita professores e estudantes. Dentre tantas experiências maravilhosas algumas características extremamente absurdas ainda presentes na rede pública de ensino saltam aos olhos dos educadores viajantes, a exemplo de escolas que mais se assemelham a penitenciarias.
Abaixo o depoimento de Fabio Zsigmond, idealizador do projeto:
Não, não estou numa prisão, estou numa escola!
Trabalhando neste lugar, perguntei onde era o banheiro e me deparei com um cadeado na porta.
Voltei e perguntei para a coordenadora o porquê do cadeado.
"É porque os alunos só podem usar o banheiro no recreio"
E se precisarem ir em outro horário?
"Não podem, só podem os que nós sabemos que tem algum problema e que já estão na lista"
E se eu precisar?
"Ah, o Sr. pode utilizar o dos professores que está aberto! "
E por que eles não podem ir ao banheiro quando precisam?
"É porque aí muitos não voltam para a aula"
E por que isto acontece?
"Porque muitos não se interessam pela aula"
E por que tanta grade na escola e salas trancadas?
"Porque senão muitos depredam o patrimônio da escola"
E de quem é a escola?
"É deles!"
Socorro! É por isto que eu estou onde eu estou, vambora ajudar a mudar isto!
Leia mais sobre o assunto:
http://www.portaldoeducador.org/redacao/detalhe/expedicao-mundomaker-fazer-para-aprender-e-alfabetizacao-digital
Para mais informações:
http://www.mundomaker.cc/expedicao/
https://www.facebook.com/mundomakercc/
A Expedição MundoMaker percorre diferentes comunidades pelo Brasil com objetivo de levar novas tecnologias para realização de oficinas educativas em escolas da rede pública, passa por 13 cidades em 8 diferentes Estados do Brasil, capacita professores e es