Entre os dias 6 e 11 de junho, acontece nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo uma iniciativa que visa promover discussões na esfera de cada instituição escolar sobre o Plano Municipal de Educação, Lei Municipal nº 6.271/15, sancionado em 2015. O objetivo é que haja uma aproximação entre as peculiaridades de cada comunidade escolar e o Plano Municipal de Educação, de modo que educadores e educandos possam debater as necessidades de sua Unidade, integradamente aos dispositivos legais e ao Projeto Político-Pedagógico. Estabeleceu-se um roteiro de atividades para auxiliar o debate e o levantamento das questões mais relevantes para cada escola, que encaminhará os apontamentos para as Diretorias Regionais de Educação.
Acesse o roteiro e contribua: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/28507.pdf
A vigência do Plano Municipal de Educação de São Paulo é de 10 anos, sendo que após os quatro primeiros anos, a Secretaria Municipal de Educação deve avaliar a evolução do cumprimento das metas e diretrizes traçadas no planejamento educacional previsto. Conheça as 13 metas traçadas pelo Plano Municipal de Educação de São Paulo:
- Ampliação do investimento público em Educação
- Redução do número de alunos por sala de aula
- Fomento à qualidade da educação básica
- Valorização do profissional do magistério público
- Universalização da Educação Infantil
- Universalização do Ensino Fundamental
- Estimular a universalização do Ensino Médio
- Universalização do acesso à Educação Básica para população com deficiência
- Educação Integral
- Superação do analfabetismo e ampliação da escolaridade média
- Estímulo à expansão das instituições de educação superior pública
- Efetivação da gestão democrática da Educação
- Elaboração de Planos Regionais de Educação
A “Semana do Plano Municipal de Educação em Rede” promove em São Paulo uma abertura dialógica entre as políticas públicas municipais de educação e a participação da comunidade escolar, buscando uma evolução na qualidade da educação básica, direito de todos e instrumento imprescindível no processo de desenvolvimento social.
Se almejamos uma educação onde possamos aprender a conviver de forma solidária e colaborativa, devemos estar ativos e ser parte no processo de construção juntamente com o Poder Público.
Entre os dias 6 e 11 de junho, acontece nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo uma iniciativa que visa promover discussões na esfera de cada instituição escolar sobre o Plano Municipal de Educação, Lei Municipal nº 6.271/15, sa