Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
Se aprovado Projeto de José Serra retira bilhões da educação e da saúde
23 de abril de 2019

 

Projeto de José Serra pretende vender patrimônio do povo Brasileiro a empresas estrangeiras

 

O ministro da Educação Renato Janine Ribeiro já se pronunciou publicamente contra o projeto pelos prejuízos que traria ao país.

O projeto que transfere lucros do pré-sal brasileira para multinacionais, de lei 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), tramita em regime de urgência no Senado e deve ser colocado em votação.

A legislação atual destina 50% do lucro para financiamento da saúde e educação. Se aprovado, o projeto pode transferir para as multinacionais os investimentos nos serviços mais prioritários para população brasileira.

O regime de partilha aprovado para a exploração do pré-sal já implica em alta lucratividade, investimentos baixos e risco praticamente zero para as multinacionais envolvidas. Entretanto com a estatal brasileira como operadora, pelo menos uma boa parte dos lucros fica com o Estado brasileiro, com o fundo Social destinando 50% da sua receita à saúde e educação. O Estado brasileiro possui 47% do capital social da Petrobrás. Assim, 53% dos lucros da empresa vão para os acionistas, mas o restante fica com a União.

A justificativa para o projeto seria os recentes escândalos de corrupção, com a estatal brasileira acumulando uma dívida cinco vezes maior do que seu patrimônio e, por isso, não possuiria recursos necessários para investir na exploração do pré-sal. Entretanto o petróleo é um bem da União e não um ativo da Petrobrás, mesmo ela tendo o direito reconhecido de explora-lo.

Em diferentes países do mundo o Estado é o operador que comanda a exploração do petróleo. O Banco Mundial afirma que as estatais têm 90% das reservas provadas e controlam 75% da produção mundial.

Assim, a solução para recuperar a Petrobrás é exigir uma excelente administração pública e não vender um patrimônio do povo brasileiro a empresas estrangeiras.

 

 

O projeto de lei de José Serra (PSDB) reduz a participação da Petrobras no pré-sal, corremos o risco de retirar bilhões de Reais da educação pública nos próximos anos.

Artigos Relacionados

Quem viver verá

Quem viver verá

É sempre muito difícil perceber uma revolução, enquanto ela acontece. Apenas ao passar dos anos,...

ler mais
Aislan Munin
Pai da Liz. Membro cooperado do Portal da Educadora, Estudou Ciências Sociais na PUCSP e FESPSP, autodidata em Sistemas Web, uniu as duas áreas trabalhando como sócio-educador lecionando Introdução a Informática.