ESCOLA CARLOS PENA FILHO- ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO
DATAPERIODO: FEVEREIRO DE 2016
PROFESSORA: MARIA VALDENORA FERREIRA LIMA
2º e 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO.
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS: AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO, ATRAVÉS DOS TEMAS ENVOLVIDOS NO FILME, ESTIMULANDO AS MUDANÇAS ATITUDINAIS DE ANÁLISE CIENTÍFICA: OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS, REGISTRO, CONCLUSÃO E ARGUMENTAÇAO.
ATIVIDADES COM O FILME: PERDIDO EM MARTE.
PRIMEIRA ETAPA: VER O FILME PERDIDO EM MARTE- DO DIRETOR RIDLEY SCOOTT. Debater sobre os aspectos que consideraram interessantes e possíveis de acontecer, mesmo que num futuro distante e o que entenderam como pura ficção.
SEGUNDA ETAPA: levantar questões sobre o filme para entrevistar especialistas e esclarecer dúvidas. Fazer registro.
TERCEIRA ETAPA: Pesquisar na internet a nerdologia do filme para ampliar informações. Analisar no grupo para tirar novas conclusões.
Quarta ETAPA: Sistematizar as questões, considerando: TEMPOS E MODOS VERBAIS; VOCABULÁRIO; ORTOGRAFIA; LINGUAGEM ADEQUADA, PONTUAÇÃO etc.
QUINTA ETAPA: Formar grupos de cinco alunos para organizar as questões dentro de cada área do conhecimento:
. FÍSICA
. QUÍMICA
. BIOLOGIA
. GEOGRAFIA
. MATEMÁTICA
. HISTÓRIA
. ARTES
. FILOSOFIA
. SOCIOLOGIA
. LINGUA PORTUGUESA
. LINGUA ESTRANGEIRA
–APRESENTAR QUESTIONAMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA COMPREENSÃO E DO CONHECIMENTO DE MUNDO DOS ALUNOS.
SINOPSE
MAT DAMON, LIDERA UM ELENCO GRANDIOSO NESSA AVENTURA DE FICÇÃO-CIENTÍFICA, DIRIGIDA PELO LENDÁRIO RIDLEY SCOOTT (ALIEN E PROMETEUS), BASEADO NO BEST SELLER NÚMERO UM, INDICADO PARA O OSCAR PELO NEW YORK TIMES.
DURANTE UMA MISSÃO TRIPULADA PARA MARTE, O ASTRONAUTA MARK WATNEY (DAMON) É DADO COMO MOTO E É DEIXADO PARA TRÁS POR ACIDENTE. MAS WHANEY ESTÁ VIVO EM UM PLANETA ESTÉRIL E COM RECURSOS LIMITADOS - NA ESPERANÇA DE QUE O GRUPO DE CIENTISTAS POSSA RESGATÁ-LO, MESMO QUE ISSO PAREÇA ALGO IMPOSSÍVEL.
Duração do filme: 141,40 min. Classificação: 12 anos.
QUESTIONAMENTOS:
1-VOCÊ CONSIDERA QUE A HISTÓRIA DO FILME: PERDIDO EM MARTE PODERIA, NO FUTURO, VIRAR REALIDADE? JUSTIFIQUE.
2- COMO VOCÊ CLASSIFICA ESSE FILME:
(A) Romance.
(B) Ficção-científica.
(C) Ação.
(D) ComédiaDrama
3- EM SUA OPINIÃO, O TRABALHO DE EQUIPE, COMO UM TODO, TEVE INFLUÊNCIA NA VOLTA DE MARK PARA CASA? JUSTIFIQUE.
4- COMO A EQUIPE QUE ESTAVA EM TERRA PERCEBEU QUE MARK ESTAVA VIVO EM MARTE E COM SAÚDE?
5- QUE FRASE DO ASTRONAUTA DEIXADO PARA TRÁS, MOSTROU A SUA DECISÃO DE LUTAR PARA SALVAR-SE:
(A) “…vai se ferrar, Marte”.
(B) “… está todo mundo querendo dar palpites na minha plantação de batatas”
(C) “…não vou morrer aqui”.
(D) “… cuidem bem do “rover” porque ele salvou a minha vida”.
6 – EM SUA OPINIÃO, QUE TRAÇOS DA PERSONALIDADE DE MARK, FEZ DELE UM HERÓI? JUSTIFIQUE.
7 – MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE O ASTRONAUTA MARK, FAZ UMA ALUSÃO A UM FATO HISTÓRICO.
(A) Quando disse: “… eu colonizei Marte”.
(B) Ao dizer: “… chupa essa, Armstrong”.
(C) Quando disse: “quando o zumbido dos meus ouvidos parar, vou continuar…”
(D) Ao lembrar: “… existe um tratado internacional que diz: se você não está em nenhum país, a lei marítima se aplica…”.
8 – O ASTRONAUTA MARK, PRECISOU CRIAR UM CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO PARA FALAR COM SEUS PARES NA NASA, PORQUE.
(A) Esqueceu a língua materna.
(B) Para não ser interceptado por outro país.
(C) Para manter-se ocupado.
(D) Para facilitar a comunicação ente ele e a NASA.
AVALIAÇÃO:
Gabarito:
1 = Pessoal
2 = B
3 = Pessoal
4 = Pessoal
5 = C
6 = Pessoal
7 = B
8 = D
Trabalho interdisciplinar