Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.
Sequencia Didática a partir do filme “Perdido em Marte”
23 de abril de 2019

ESCOLA  CARLOS   PENA FILHO-  ENSINO FUNDAMENTAL E  MEDIO

DATAPERIODO:   FEVEREIRO DE 2016

PROFESSORA:   MARIA VALDENORA FERREIRA LIMA

2º e 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO.

 

DISCIPLINA:  LÍNGUA   PORTUGUESA

 

OBJETIVOS:  AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO,  ATRAVÉS DOS  TEMAS  ENVOLVIDOS NO FILME, ESTIMULANDO AS MUDANÇAS ATITUDINAIS DE ANÁLISE CIENTÍFICA: OBSERVAÇÃO  DOS FENÔMENOS,  REGISTRO,  CONCLUSÃO  E  ARGUMENTAÇAO.

 

ATIVIDADES COM O FILMEPERDIDO EM MARTE.

 

PRIMEIRA ETAPA:   VER O FILME  PERDIDO EM MARTE- DO DIRETOR RIDLEY SCOOTT. Debater sobre os aspectos que consideraram interessantes e possíveis de acontecer, mesmo que num futuro distante e o que entenderam como pura ficção.                                                                                                                                 

 

SEGUNDA ETAPA: levantar questões sobre o filme para entrevistar especialistas e esclarecer dúvidas. Fazer registro.

TERCEIRA ETAPA:  Pesquisar na internet a  nerdologia do filme para ampliar informações. Analisar no grupo para tirar novas conclusões.

 

 Quarta ETAPA: Sistematizar as questões, considerando:  TEMPOS E MODOS VERBAIS; VOCABULÁRIO;  ORTOGRAFIA;  LINGUAGEM  ADEQUADA, PONTUAÇÃO etc.

QUINTA ETAPA: Formar grupos  de cinco alunos para organizar  as  questões dentro de cada  área do conhecimento:

 

                           .   FÍSICA        

                           .   QUÍMICA

                            .  BIOLOGIA

                            .  GEOGRAFIA

                             .  MATEMÁTICA

                             .  HISTÓRIA

                             .  ARTES

                             .  FILOSOFIA

                             .  SOCIOLOGIA

                             .  LINGUA PORTUGUESA

                             .  LINGUA ESTRANGEIRA

                                

   

     –APRESENTAR QUESTIONAMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA COMPREENSÃO E DO  CONHECIMENTO DE MUNDO DOS ALUNOS.

 

SINOPSE 

MAT DAMON,  LIDERA UM ELENCO GRANDIOSO NESSA AVENTURA DE FICÇÃO-CIENTÍFICA, DIRIGIDA PELO LENDÁRIO RIDLEY SCOOTT (ALIEN E PROMETEUS), BASEADO NO BEST SELLER NÚMERO UM, INDICADO PARA O OSCAR PELO NEW YORK TIMES.

DURANTE UMA MISSÃO TRIPULADA PARA MARTE, O ASTRONAUTA  MARK WATNEY (DAMON) É DADO COMO MOTO E É DEIXADO PARA TRÁS POR ACIDENTE. MAS WHANEY ESTÁ VIVO EM UM PLANETA ESTÉRIL E COM RECURSOS LIMITADOS ­­- NA ESPERANÇA DE QUE O GRUPO DE CIENTISTAS POSSA RESGATÁ-LO, MESMO QUE ISSO PAREÇA ALGO IMPOSSÍVEL.

Duração do filme: 141,40 min.            Classificação: 12 anos.

 

 

QUESTIONAMENTOS:          

1-VOCÊ CONSIDERA QUE A HISTÓRIA DO FILME:  PERDIDO EM MARTE   PODERIA, NO FUTURO, VIRAR  REALIDADE?   JUSTIFIQUE.

2- COMO VOCÊ CLASSIFICA ESSE FILME:

(A)   Romance.

(B)   Ficção-científica.

(C)   Ação.

(D) ComédiaDrama

 

3- EM SUA OPINIÃO, O TRABALHO DE  EQUIPE, COMO UM TODO, TEVE INFLUÊNCIA NA VOLTA DE  MARK PARA CASA?   JUSTIFIQUE.

4- COMO A EQUIPE QUE ESTAVA EM TERRA PERCEBEU QUE MARK ESTAVA VIVO EM MARTE  E  COM  SAÚDE?

5- QUE  FRASE DO ASTRONAUTA  DEIXADO PARA TRÁS, MOSTROU A SUA DECISÃO DE LUTAR PARA SALVAR-SE:

 

(A)     “…vai se ferrar, Marte”.

(B)     “… está todo mundo querendo dar palpites na           minha plantação de batatas”    

(C)     “…não vou morrer aqui”.

(D)     “… cuidem  bem do “rover” porque ele salvou a minha vida”.

 

6 – EM SUA OPINIÃO,  QUE TRAÇOS DA PERSONALIDADE DE MARK, FEZ DELE UM HERÓI?  JUSTIFIQUE.

7 – MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE O ASTRONAUTA  MARK,  FAZ UMA ALUSÃO A UM FATO  HISTÓRICO.

 

(A)    Quando disse: “… eu colonizei   Marte”.

(B)    Ao dizer: “… chupa essa, Armstrong”.

(C)     Quando disse: “quando o zumbido dos meus ouvidos parar, vou continuar…”

(D)     Ao lembrar: “… existe um tratado internacional que diz: se você não está em nenhum país, a lei marítima se aplica…”.            

8 – O ASTRONAUTA MARK, PRECISOU CRIAR UM CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO PARA FALAR COM SEUS PARES NA NASA, PORQUE.

(A)    Esqueceu a língua materna.

(B)    Para  não ser interceptado por outro país.

(C)    Para  manter-se  ocupado.

(D)   Para facilitar a comunicação ente ele e a NASA.

 

AVALIAÇÃO:

 

 

 

Gabarito:

1 = Pessoal

2 = B

3 = Pessoal

4 = Pessoal

5 = C

6 = Pessoal

7 = B

8 = D

 

 

 

Trabalho interdisciplinar

Artigos Relacionados

Aislan Munin
Pai da Liz. Membro cooperado do Portal da Educadora, Estudou Ciências Sociais na PUCSP e FESPSP, autodidata em Sistemas Web, uniu as duas áreas trabalhando como sócio-educador lecionando Introdução a Informática.